Que tal trocar os 1000 seguidores por apenas alguns amigos de verdade? Seguidores gostam de você quando você está bem na foto (ou na selfie), por cima da carne seca como dizem. Já os amigos… não importa qual a sua condição, eles sempre estarão lá quando você precisar. Os amigos nos visitam se vamos morar longe, se vamos morar mal, se vamos morar pior, se vamos morar na Angola ou em Londres. Amigos curtem de fato as nossas fotos e as nossas historias por trás delas. Amigos fazem a vida valer a pena, enquanto seguidores em redes sociais nos fazem carinho no ego em troca de likes.
Que tal trocar as horas navegando ou vagando pelas mídias sociais por algo que você realmente ama fazer e acaba não fazendo alegando falta de tempo? As pessoas gastam horas navegando pelos mais de 5 tipos de mídias sociais, lendo conteúdos totalmente irrelevantes e curtindo fotos por curtir, por política para agradar o chefe, por piedade daquela pessoa sem noção ou porque se sente na obrigação porque na semana anterior a pessoa curtiu duas fotos delas. Esse tempo gasto com absolutamente nada, nos daria a possibilidade se estarmos fazendo coisas de que realmente gostamos ou precisamos, como ler, escrever, começar um blog, aprender um idioma, cozinhar, fazer exercícios e por aí vai. Fazer o que gostamos é muito mais importante do que ficar horas nas mídias sociais gostando do que os outros gostam.
Que tal trocar a renovação dos móveis por momentos especiais em casa? Acabamos não nos contentando nunca com o lugar onde vivemos. Gastamos rios de dinheiro em objetos de decoração, reforma, compra de casa, compra da casa maior, mais reforma. E assim acaba não nos sobrando dinheiro para realmente usar a casa. Cozinhar algo especial para pessoas especiais, investindo em ingredientes que vão surpreender todos os sentidos. Abrir uma garrafa de vinho ou champagne de marca ou safra especial, que podem tornar memoráveis momentos que merecem ser celebrados. Preparar a casa deveria ser para receber pessoas especiais e fazer com que os moradores da casa sintam felicidade em viver nela e não para parecer a casa de revista que poderia ser a casa de qualquer um.
Que tal trocar a compra de mais um sapato ou acessório para o carro por uma escapada romântica para uma montanha? Muitas vezes deixamos de surpreender o outro com surpresas românticas ou deixamos de visitar lugares que moram nos nossos sonhos por falta de dinheiro, mas não pensamos duas vezes antes de gastar com mais uma coisa supérflua, que não precisamos, que vai apenas nos causar um frisson momentâneo. Mais um sapato preto? Sim, eu preciso! Não, você não precisa. Você precisa de mais emoção, de mais realização de sonho e você afinal não é uma centopeia.
Que tal trocar a pressão por fazer caber tantas coisas em único dia pelo dolce far niente? Acabamos nos pressionando por fazer mil coisas em um dia e nos culpamos se não damos conta de tudo. Se nos permitimos um dia de indulgencias, nos culpamos também. Se descansamos ou nos conectamos com coisas mais simples, mais culpa. Precisamos parar de tentar fazer o impossível e sermos mais simples. Precisamos aproveitar nossos momentos de não fazer nada. Escutar o silencio. Contemplar uma paisagem. Andar sem pressa aproveitando o caminho. Respirar fundo. Se conectar com Deus. Não fazer nada pode fazer o coração se sentir muito mais cheio do que viver um dia cheio equilibrando muitos compromissos e a falta de tempo.
Corte o cabelo, para gastar menos tempo com o secador. Troque o cabelo impecável por um banho de chuva. Corte calorias vazias, mas mantenha as cheias de sabor. Troque o sapato novo por uma caminhada descalço na areia. Troque uma carreira milionária por algo que realmente seja o seu propósito de vida. Doe o que não serve mais e troque por novas energias e possibilidades. Troque as bagagens pesadas pela possibilidade de percorrer um caminho mais longo.
Deixe ir o que é desnecessário e fique apenas com o que cabe no seu coração. Deixe o que não te serve ir e fique com o que é realmente importante.
Escolha investir seu tempo, seu dinheiro, seus sonhos no que é essencial. Invista no essencial, para ganhar mais por menos. Isso pode ser piegas, pode estar batido, mas em um mundo com tantos excessos, nunca foi tão verdadeiro.