Eu não sei você, mas eu tenho um armário de sonhos.
É um armário onde eu guardo tudo referente aos sonhos da minha vida.
Ele é dividido em 4 prateleiras.
A primeira de cima pra baixo…a mais alta, é onde eu guardo os SONHOS IMPOSSÍVEIS. Fica no alto e por isso são sonhos pouco usados. É como aquele objeto precisoso e cheio de memórias que não utilizados no dia a dia e por isso guardamos lá no alto, nos lugares inacessíveis do armário. SONHOS IMPOSSÍVEIS. Aqueles que vêm sempre acompanhados da frase “se eu ganhar na mega sena vou morar em Paris no Triangle d’or em um apartamento de 8 janelas (acredite 8 janelas no Triangle d’or é muito luxo) sem ter que trabalhar, só desfrutando a vida, indo aos museus, comprando livros, roupas de grife. Vou andar de chapéu e passar tardes de ócio tomando café em alguma boulangerie muito chique.
A segunda prateleira é a mais complicada! É a prateleira dos SONHOS POSSÍVEIS. Aquela prateleira que você tem que ficar na pontinha do pé pra alcançar, chega até a doer as costas. Um pouquinho de esforço… E pronto! Conseguiu pegar o sonho.
SONHOS POSSÍVEIS são aqueles que dependem de esforço, dedicação, foco e determinação. Eles são difíceis, mas são possíveis, só dependem de você!
Morar 2 meses, de agosto a setembro, no Cipriani em Veneza. Ou então aquele cruzeiro pelo Nilo visitando todos os templos e monumentos do alto e baixo Egito. Alugar uma casa em praia paradisíaca, por 3 meses, com uma mesa em frente à uma grande janela com vista para o mar para escrever um romance.
É possível, porém é difícil. Mas se eu economizar, aceitar mais trabalhos, talvez mais 2 serviços, se eu virar essa noite trabalhando e algumas outras eu consiga! Aqui tambem cabe o sonho de se dar o tempo e fazer uma viagem de volta ao mundo. Essa prateleira acaba te enlouquecendo porque ela é acessível mas é difícil de alcançar. E ela te cobra. Uma despesa impulsiva te faz pensar que está renunciando ao seu grande sonho possível e que realizar só depende de você.
A terceira prateleira, fica na altura dos olhos. É a prateleira dos SONHOS COTIDIANOS OU PEQUENOS SONHOS. Essa prateleira é muito bagunçada! Entra sonho, sai sonho! É um sofá novo misturado com uma calça nova, emagrecer 5 kg, fazer 2 sessões de laser de luz pulsada, conhecer o Tahiti, Paris, Capadocia, Grecia…Um caos. Obrigatoriamente é preciso que arrumar essa prateleira toda semana, para evitar se perder. Ou colocar os seus sonhos acima das outras pessoas. Aqui é preciso manter a diciplina e estabelecer prioridades fazendo escolhas e renuncias, sempre que necessárias.
A quarta e última prateleira é a mais perigosa de todas! Ela fica bem embaixo, onde o olho não alcança, é difícil de limpar, precisa colar o rosto no chão para conseguir olha-la, como procurar coisas embaixo da cama. Essa é a prateleira dos SONHOS JUVENIS.
SONHOS JUVENIS são todas aquelas certezas que você tinha quando era jovem, que se não forem limpos e reciclados eles azedam, apodrecem com tempo, deixam tudo tóxico. Achar que aos quarenta anos você não vai ter patrão e que vai estar tranqüilo!
Achar que você vai encontrar o grande amor da sua vida e que todo dia ele vai te acordar com um beijo, um sorriso e falar que você é lindo enquanto dorme.
Cara….. Esquece!!!! Não fica com esses sonhos parados…recicla isso tudo.
Agradeça se aos 40 estiver trabalhando em alguma coisa ou lugar que te valorize. E de graças aos céus se tiver alguém pra puxar a coberta e te descobrir durante a noite! O beijo com elogios em todas as manhãs troque pela acolhida certa diante de um momento de crise! E o sorriso…nem é bom comentar sobre o sorriso. Você vai aprender a valorizar muitas outras coisas na sua relação.
Então, mãos à obra! Limpe o armário, organize os SONHOS, mude sonhos de prateleira, se for preciso, porque o impossível para os outros pode não ser impossível para você. Esqueça padrões e ignore a fala que pode vir de outros ou de você mesmo sobre o impossível. Livre-se dos sonhos juvenis. Não lamente. Seja grato. E nunca se esqueça: Melhor a realidade tangível do que um sonho que envenena a alma. Melhor sonhar com o impossível do que não sonhar. A melhor parte do sonho é a realização dele e só realiza sonhos quem tem capacidade de sonhar.
Este texto foi escrito pelo Jone Valeri, com algumas pequenas adaptações feitas por mim para o blog. Publicado com a autorização dele. Porque como o Jone, eu também tenho um armário de sonhos.